Minicursos
Minicurso 1: A Modernidade e sua crítica: autonomia, emancipação e educação
Ministrante: Prof. Dr. Edmilson Menezes
NEPHEM/Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Local: Auditório Setorial - CCH
Horário: 08h30 às 12h
Resumo: O curso visa associar o conceito de modernidade ao de um projeto pedagógico que busca a autonomia. O homem moderno pretende-se autônomo e emancipado, porque educado. No entanto, esse projeto recebe severa crítica no pensamento contemporâneo. Neste sentido, o curso visa, por meio da obra de Kant, a identificar as pretensões pedagógicas modernas e a análise a elas dirigida pelos escritos de Adorno, enquanto expressão contemporânea, e, desse modo, avaliar o que resta de válido nas ambições educacionais modernas.
Conteúdo: O diagnóstico da modernidade. Kant: educação e autonomia. Adorno: educação e emancipação
Resumo: O pensamento espacial na fenomenologia contemporânea tem contribuído para a constituição de uma perspectiva topológica das ciências humanas e sociais. A chamada topologia do ser, que consiste na centralidade do lugar no pensamento existencial de M. Heidegger, por exemplo, tem sido uma das mais profícuas inspirações para a incorporação do lugar não apenas como sítio, mas fundamento da própria ontologia e de uma fenomenologia da facticidade. Importante não apenas no chamado primeiro Heidegger, em torno de Ser e tempo, a topologia do ser se desdobra no pensamento heideggeriano após a década de 1940, manifesto em sua busca pela poética, pelo acontecimento apropriativo e pelo habitar.
A inversão proposta pelo pensamento espacial de Heidegger é total: não são os espaços que outorgam os lugares, mas são os lugares que outorgam espaços. Com esta formulação, Heidegger quebra o espaço extensivo cartesiano e propõe compreender o lugar como dimensão própria da manifestação do Ser. Esta ideia de lugar permite uma outra maneira de compreender o papel da espacialidade nos fenômenos sociais, a partir de um pensamento topológico. Esta topologia do ser abre pontes de comunicação para além da filosofia e da geografia, reverberando em novas possibilidades de pensar o sentido do lugar e sua dimensão existencial em todas as disciplinas acadêmicas.
- Lugar: tema e preocupação contemporânea (RELPH, 2012);
- A perspectiva espacial de Heidegger (HEIDEGGER, 2001);
- Topologia do ser como pensamento (MALPAS, 2015);
- Reverberando o pensamento topológico do lugar (MARANDOLA JR., 2016).
Minicurso 2: Topologia do ser
Ministrante: Prof. Dr. Eduardo Marandola Jr.
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Local: Auditório A - CCH
Horário: 08h30 às 12h
Resumo: O minicurso abordará o tema da cultura, identidade e etnicidade como conceitos centrais para o entendimento das múltiplas situações, processos e dinâmicas socioculturais na América Latina. De maneira mais específica, serão apresentadas algumas perspectivas teóricas e metodológicas que tratam do tema. O foco estará nos processos de categorização, classificação e proposição de políticas públicas no continente com base nesses conceitos.
Minicurso 3: Cultura e identidade na América Latina
Ministrante: Profª Drª Rebecca Lemos Igreja
Universidade de Brasília (UNB)
Local: Auditório A - CCH
Horário: 08h30 às 12h
Poderá se inscrever nos três minicursos ou optar apenas por um ou por dois.